
A aldeia de Marmelete, no concelho de Monchique, é a mais recente localidade a integrar a Rota Serrana de Autocaravanismo, com a abertura ao público da sua nova Área de Serviço de Autocaravanismo (ASA), no passado sábado, 13 de setembro.
Com esta inauguração, completa-se a primeira fase de um projeto iniciado em 2017, que definiu um novo destino turístico de qualidade no Algarve interior para o autocaravanismo europeu. Esta rota liga agora oito localidades: Alcoutim, São Brás de Alportel, Ameixial, Salir, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Alferce e, agora, Marmelete.
Mais do que infraestruturas de apoio, a Rota Serrana é um convite à descoberta do que de mais autêntico o interior algarvio tem para oferecer. Através de uma plataforma online desenvolvida pela Associação In Loco, com apoio da AMAL e da CCDR Algarve, os viajantes podem planear as suas rotas e descobrir os produtos locais, artesanato, gastronomia, alojamento, património, comércio e eventos de cada território. O site encontra-se disponível em cinco línguas e continuará a crescer com o contributo da rede de parceiros locais.
A cerimónia de abertura da ASA de Marmelete foi marcada por uma forte participação da comunidade local e contou com a presença da Associação de Autocaravanistas do Algarve, que ali celebrou o seu 4.º aniversário. A iniciativa foi organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Marmelete, o verdadeiro motor deste projeto, com o apoio da Câmara Municipal de Monchique.
Durante o evento, foram visitadas duas valências locais emblemáticas: a Casa das Artes e Ofícios e a Casa do Medronho, encerrando-se a celebração com música popular e uma animada confraternização gastronómica na nova ASA.
Este momento simbólico representa o culminar de um percurso exigente, superado graças ao trabalho colaborativo entre autarquias, associações e comunidades locais. O Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, destacou o papel da Rota Serrana no reforço da resiliência dos territórios de interior e na captação de visitantes conscientes e interessados num turismo mais sustentável.
A Associação In Loco agradece a todos os que tornaram possível esta conquista, que reforça a estratégia de desenvolvimento local sustentado no Algarve.
2020 ©️ PADRE - Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos | AMAL, com o apoio CRESC ALGARVE 2020